Visualizar

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CORONEL DEMÉTRIO DO REGO LEMOS

Natural de Martins, nascido a 20 de outubro de 1867 e faleceu no Rio de Janeiro de 1945. Filho de Giraldo de Souza Lemos e Severina Leite do Rego. Estudou primeiras letras nas escolas públicas de Martins e Pau dos Ferros, fazendo estudos particulares de português, aritmética, francesas e latim com os doutores Bianor Fernandes, Moreira Dias e Almino Afonso. Matriculou-se em março de 1891 na Escola Militar de Fortaleza, graças à intervenção do Dr. Almino Afonso, seu amigo e protetor. Dotado de bastante inteligência e grande força de vontade, fez rápidos progressos. O Governo do Marechal Floriano Peixoto, em 1893, forçou-o a abandonar os estudos, pois todos os alunos daquele estabelecimento de ensino militar tiveram que seguir para o campo de luta, de ordem do governo, para defender a legalidade.

Fez toda a campanha ao lado das forcas legais e terminada a luta foi comissionado no posto de Alferes, sendo a patente confirmada pelo Presidente da república, por ato de 13 de dezembro de 1894. Terminada a guerra civil, que tantos prejuízos causaram à nação. Demétrio continuou os seus estudos e a 8 de outubro de 1908 foi promovido por merecimento a primeiro tenente. O presidente Venceslau Braz, também por merecimento, promoveu-o ao posto de Capitão, a 24 de maio de 1914. Foi reformado compuslsiamente com honras de Major, a 27 de abril de 1921, pelo então presidente Epitácio Pessoa. Não se conformando com a reforma, propôs ação contra a União e conseguiu voltar à atividade. Em junho de 1927 foi promovido a Major, por antiguidade, sendo um mês depois promovido ainda por antiguidade ao posto de Tenente coronel. Pouco tempo depois foi reformado, a pedido, no posto de coronel. Durante 30 anos serviu ao Exército com disciplina, patriotismo e lealdade, lutando sempre pelo respeito a Constituição e às leis. Acatando as autoridades constituídas, pela manutenção da ordem pública e pela integridade da Pátria. Além do tempo que freqüentou a Escola Militar de Fortaleza, exerceu suas atividades militares no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso, deixando em todos esses lugares exemplos edificantes de militar brioso, correto e disciplinado.

Demétrio tinha extremado amor à terra natal. É UM TRAÇO DOMINANTE DE SUA VIDA. Inúmeros foram os benefícios prestados por ele a Martins. Construiu às suas expensas a rodovia 13 de Maio, na parte oriental da serra; erigiu numa das praças da cidade, um busto em bronze ao Dr. Almino Afonso; fez doação de numerosos livros à bibliotecas do Grupo Escolar, além de mobiliário e utensílios de ensino pedagógico, quadros, bandeiras para formaturas e muitos outros objetos de valor.O nome do ilustre martinense jamais será olvidado pelas gerações futuras que sempre encontrarão na sua personalidade o exemplo dignificante do caráter, da dedicação e do patrimônio. O Governo do Estado, como homenagem à sua memória, designou o seu nome para patrono do Grupo Escolar da então Vila de Boa Esperança, atual cidade de Antônio Martins

Um comentário:

  1. O Coronel Demétrio se Lemos, é um autêntico personagem que deu origem a Cidade de Martins RN sua terra Natal, é impossível imaginar Martins sem lembrar o nome Demétrius Lemos, mas infelizmente poucos conhecem seu legado como Filho de Martins. As gerações futuras serão mais difícil ainda conhecer sua importante história na existência de Martins, espero que as escolas não deixem seu nome desaparecer, fazendo obrigatório o uso de apresentação de seu legado e sua infinita contribuição na construção do futuro de Martins. Meu obrigado.

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O RN PASSA POR AQUI - 17 BLOGS E 1483 LINKS

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs

SE FOR BEBER

SE FOR BEBER
NÃO DIRIJA